5 motivos para fazer a transição de carreira

São inúmeros os casos que se referem a transição de carreira. Desde planejamento e estratégia até a uma necessidade crônica, podem motivar essa mudança.

A verdade é que muitas pessoas esperam a água chegar no pescoço para tentar aprender a nadar. Aí, poder ser um pouco tarde!

Veja alguns motivos que podem acarretar numa transição de carreira:

1. A profissão está desaparecendo: a evolução tecnológica por um lado reduz em muitos casos a necessidade de mão de obra humana, fazendo com que profissões antigas ou nem tanto assim simplesmente desapareçam, é o caso mais recente do chatGPT e briga das Big Techs. Por outro lado faz com que novas profissões surjam. De acordo com um estudo do Institute For The Future, 85% das profissões do mercado em 2030 ainda não existem.

2. Chegou no limite da idade: atletas são um exemplo de profissionais que possuem um limite natural que os impede de seguir na mesma profissão a vida toda. Alguns atletas tornam-se técnicos esportivos, outros empresários.

3. Estresse e a falta de tempo: algumas pessoas praticamente moram nos empregos, ou quando em casa não fazem outra coisa a não ser trabalharem, o que chamamos de efeito workaholic. Falta de tempo com a família e o estresse excessivo comum em algumas profissões podem gerar a vontade de jogar tudo pro alto e mudar de ares.

4. Demissões em massa e crise em determinados setores: mudanças estruturais no mercado, mesmo que momentâneas e motivadas por crises, que vira e mexe enfrentamos, podem induzir diversos profissionais a terem que rebolar e se adaptarem a novos contextos e novas atividades.

5. Empreendedorismo: pessoas que transitam de empregados a empreendedores. Muitas vezes começam seus negócios como hobbies procurando por uma renda extra. Ou ainda, pode ser que por necessidade mesmo, neste caso é quando a opção do emprego é cada vez menor ou nula não restando outras opções.

Se você é funcionário seja da iniciativa privada ou pública eu te convido a fazer uma reflexão sobre sua profissão, o mercado atual e tendências de trabalho bem como sobre a sua carreira. O que tem acontecido no mundo que poderia “roubar” o seu emprego e a sua estabilidade? O quão real é esta possibilidade? Em quanto tempo isso poderá ocorrer? Mas acima de tudo, te convido também, a refletir sobre seus objetivos pessoais e profissionais, sobre seu propósito. O quanto seu emprego atual tem te aproximado ou distanciado deles?

Por isso quero te convidar a experimentar o empreendedorismo, ele é a grande chave para a porta da abundância e da riqueza em sua vida. Mas não seja tolo e saia por aí jogando tudo para o alto de repente. Uma transição bem estruturada, planejada, com metas bem definidas é o melhor caminho para quem ainda tem tempo e conforto para dar os próximos passos. Fica aqui junto comigo que eu vou te ensinar como tirar essa sua ideia da cabeça e botar esse negócio para fatura.

1 comentário em “5 motivos para fazer a transição de carreira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Fale Conosco!
Escanear o código